Nunca me entendi bem com a meditação. Dizem que é preciso esvaziar a mente, focar na respiração, manter a postura. Mas comigo é o contrário: basta tentar silenciar que os pensamentos fazem festa. Eles vêm, vão, voltam, se misturam — e o silêncio, coitado, vai embora.
Mas teve um dia... Um daqueles dias simples, em que a gente não espera nada. Fim de tarde na chácara, por volta das seis. Deitei na rede só para descansar um pouco. O balanço lento, o cheiro de mato, a brisa leve — já eram bons sinais. Mas foi quando olhei para o lado que algo diferente aconteceu.
Uma árvore. Grande, firme, cheia de vida. E nela, dezenas de pássaros. Cantavam, gritavam, pulavam entre os galhos como se celebrassem a própria existência. Fiquei ali, olhando. Sem querer entender, sem tentar controlar. Só olhando.
E então, veio. Não uma visão, não uma luz mágica, nem vultos ou fantasmas. Foi um sentir. Uma leveza. Uma claridade que não vinha dos olhos, mas de dentro. O mundo, de repente, parecia mais vivo, mais bonito. Nada mudou, e ao mesmo tempo, tudo estava diferente.
Era como se, por um instante, eu estivesse exatamente onde devia estar. Nem antes, nem depois. Apenas ali. Presente. Inteiro.
Foi um momento de êxtase. Silencioso, discreto, mas profundo. Nunca consegui repetir. E talvez nem precise. Porque só aquele já me ensinou o que mil pensamentos não deram conta: às vezes, a paz chega quando a gente para de procurar.