A vida, esse fluxo constante de experiências, não se resume à dor ou à solidão, embora ambas sejam companheiras inevitáveis em nossa jornada. Ela é, sobretudo, uma sucessão de escolhas. O livre-arbítrio, essa dádiva que nos confere o poder de decidir, é também a sutil armadilha que nos exige responsabilidade.
Paulo de Tarso, com sua sabedoria atemporal, já nos advertia: “Posso tudo, mas nem tudo me convém”. A liberdade sem discernimento pode nos aprisionar mais do que qualquer corrente. Somos livres para escolher, mas não para escapar das consequências de nossas escolhas.
Nesse cenário, a compreensão se torna uma luz no caminho. Elevar a consciência é aprender a enxergar além do imediato, além dos desejos passageiros que nos iludem com promessas de felicidade. Saber escolher é uma arte que exige paciência, reflexão e, acima de tudo, desapego.
A vida, com toda sua aparente solidez, é transitória. Tudo passa — as alegrias, as tristezas, os triunfos e as perdas. O que imaginamos possuir não passa de empréstimo da existência. Viemos ao mundo sem nada e partiremos da mesma forma. O que levamos conosco são apenas as marcas do que fizemos — ou do que deixamos de fazer.
Por isso, viver é muito mais do que existir. Existir é ocupar espaço, respirar, cumprir dias. Viver é compartilhar, servir, amar. É deixar rastros de bondade por onde passamos, conscientes de que a verdadeira riqueza é aquela que se grava na alma.
No fim, quando o silêncio nos acolher, o que restará de nós será a soma dos afetos que plantamos e das mãos que estendemos. Pois a vida não se mede pelo que temos, mas pelo que somos — e, sobretudo, pelo que damos.
Tião Neiva